Release



O regional “Na Pindaíba” surgiu em 2010 na cidade de São Carlos no interior de São Paulo. Sua formação possui músicos de diferentes locais, origens e formações, mas com um aspecto em comum que os une: a música!
Em 2008, o clarinetista André e então graduando do curso de Licenciatura em Música da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) ministrou para seu trabalho de conclusão de curso, de setembro a novembro deste ano, uma oficina de roda de choro na Oficina Cultural Sérgio Buarque de Holanda, na cidade de São Carlos, local em que o grupo se conheceu.
As reuniões semanais se encerraram, mas o grupo manteve o contato participando de eventuais rodas de choro na cidade.
Em 2010, sob o mesmo teto da Oficina Cultural, o grupo se reencontrou e decidiu se juntar novamente, desta vez como um regional, para atuar no cenário artístico cultural de São Carlos e região.
O regional conta com 4 músicos. Um clarinete sola as melodias dos choros e faz os contracantos e improvisos nos sambas. Um violão de sete cordas se encarrega da “baixaria” (movimento melódico do baixo). O cavaquinho é quem faz o “centro” dessa harmonia enquanto que um pandeiro faz a marcação rítmica.
O repertório do grupo atualmente conta com uma seleção de sambas e choros. Quando em apresentações musicais, o grupo mistura a música instrumental com canções, garantindo um repertório agradável e variado que se adapta a diversos ambientes. Além disso, o regional também possui experiência em concertos didáticos e oficinas de choro. Nessas atividades, além da performance musical, o grupo interage com o público, expondo o contexto histórico do choro, contando anedotas e breves biografias dos compositores abordados e explicando quais as influências culturais que culminaram no choro e suas vertentes.
Dessa forma, o Regional de Samba e Choro Na Pindaíba, não é somente um grupo que toca “na noite”, se apresentando em bares e casas noturnas da região de São Carlos no interior de São Paulo, mas também difundem culturalmente o choro em atividades de interação com o público que podem acontecer em festivais artísticos, teatros, centros culturais, escolas, etc.

Integrantes:
André G. Corrêa – Clarineta
Maurício Vera Morales – Pandeiro e percussão.
Antônio Leme – Cavaquinho
Gil Patrizi – Violão de Sete Cordas
Todos os integrantes atualmente residem em São Carlos, cidade no interior do estado de São Paulo a aproximadamente 200km da capital e 90 km de Ribeirão Preto. São Carlos é uma cidade de médio porte, um pólo cultural que conta com duas universidades públicas conhecidas como centro de excelência de ensino: UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) e USP. Sua localização privilegiada permite que o grupo possa se deslocar com facilidade pelo interior do estado e outras regiões próximas no estados vizinhos.

As Oficinas de Choro
O Regional “Na Pindaíba” não trabalha apenas com apresentações. O grupo possui experiência com concertos didáticos e oficinas sobre o gênero de música popular brasileira conhecido como Choro. Os concertos didáticos são apresentações com interação com o público com o intuito de difundir o contexto histórico do choro, uma das mais importantes vertentes da mpb. Além da apreciação musical feita pelo público das músicas do repertório, existem momentos do espetáculo com falas dos integrantes sobre vários temas relacionados ao gênero musical em questão.
Expondo dados relevantes para que tanto pessoas leigas como entusiastas do gênero possam conhecer um pouco mais alguns dados que são desconhecidos do grande público, num intuito de difundir uma faceta da cultura brasileira e atrair uma maior audiência para este verdadeiro tesouro artístico musical.

Entre os temas abordados no concerto didático encontram-se:
  • A definição do gênero choro
Como se caracteriza o gênero musical conhecido como Choro. Porque do nome?

  • Suas origens históricas e culturais e alguns dos principais compositores dos princípios do choro
Onde e quando surgiu. As principais influências musicais. O contexto histórico, cultural e social do surgimento do Choro. Alguns dos principais compositores de seu início.

  • Sua formação instrumental
Como se forma o grupo de instrumentos característicos do choro conhecido como regional

  • Grandes compositores e intérpretes do choro
Breves biografias de grandes nomes do gênero e suas contribuições na música brasileira

  • Clarinetistas proeminentes no choro
No regional “Na Pindaíba” o instrumento solista, que faz as melodias, é uma clarineta. Dessa forma, decidiu-se dar uma abordagem especial a grandes nomes da clarineta no choro, como Severino Araújo, Abel Ferreira e K. Ximbinho.